Artigo originalmente escrito por Jonathan Santlofer – Publishing Perpectives
A Crime Fiction Academy começou como uma ideia, uma reflexão sobre o fato de que não havia lugar para estudar seriamente a ficção sobre crime. Noreen Tomassi, diretora do Manhattan’s Center for Fiction, colocou a questão: por que não existe um lugar onde aprender a história do gênero, um lugar onde as pessoas possam terminar um romance policial, um lugar permanentemente dedicado à ficção detetivesca em todas suas formas? Minha resposta: porque o assunto não é levado a sério no meio cultural atual, a despeito do fato de alguns dos melhores romances “literários” de todos os tempos serem realmente novelas sobre crime, Lolita, Crime e Castigo, Uma Tragédia Americana, para citar apenas algumas.
Noreen disse, “Então, porque não fazemos isso?”, e foi precisamente o que fizemos.
Sabíamos que queríamos um programa que tivesse profundidade, um programa para autores não-publicados, o lugar aonde ir no caso de alguém que quisesse escrever ficção sobre crime, um lugar que fosse famoso dali a dez anos por ter gerado uma nova geração de autores de ficção sobre crime, e já estamos vendo isso acontecer.
O programa é composto por uma oficina semanal de três horas nos quais um pequeno grupo de estudantes trabalha com um escritor já publicado no gênero para editar seus manuscritos e histórias, desconstruir contos e romances de crime, e criticar uns aos outros, tudo isso em um ambiente seguro e encorajador. É onde estudantes aprendem o que fazer e não-fazer, como estabelecer um ritmo, como cortar, como deixar vivos os personagens nas páginas e como fazer essas páginas serem lidas. As oficinas são intensas e duras, mas com uma das camaradagens mais inspiradoras entre estudantes que jamais testemunhei em minha vida de escritor e professor.
A oficina de escrita é complementada por um seminário mensal no qual estudantes leem e discutem os clássicos, escritores como Chandler e Hammettt, para compreender a evolução do gênero desde seus fundadores. Na última temporada essa sessão foi dirigida por Megan Abbott. Nesta temporada está aos cuidados de Duane Swierczynski.
Para muitos, o ponto alto do programa é nossa mensal (às vezes bimensal) “Master Classes”, nas quais os nomes mais importantes da ficção sobre crime vêm falar sobre o ofício. Inauguramos a CFA com Elmore Leonard, depois Lee Child, Harlan Coban, Laura Lippman e Joyce Carol Oates. Nesta temporada, os mestres serão Lawrence Block, Val McDermid, Dennis Lehane e Susan Isaacs. Cada um desses escritores maravilhosos faz uma palestra pública, seguida por um seminário restrito aos estudantes do CFA, e é aí que eles realmente se soltam.
Foi lá que Lee Child falou sobre como e a razão pela qual inventou o nome “Lee Child” e escolheu o nome “Reacher” para seu personagem – e a razão pela qual ele não tem nenhum controle sobre como Tom Cruise representa seu famoso personagem e como gostaria que seus leitores parassem de reclamar com ele por conta disso! Foi lá que Joyce Carol Oates falou sobre sua surpreendente história familiar, sua maravilhosa ética de trabalho e a razão dela acreditar que quase todos os romances tratam de alguma maneira sobre crime. Foi ali que Harlan Coben nos contou sobre como precisa estar com fome para escrever (e ele queria dizer literalmente esfomeado!). Foi quando Laura Lippman não apenas mostrou um dos belos rabiscos em arabescos e virutas que faz quando está bloqueada, como também apontou o lugar onde seu bebê havia cuspido! Foi quando Elmore Leonard expôs suas regras para escrever e nos disse que esquecêssemos de metade delas.
É nesses encontros parecidos com salões literários que os alunos da CFA se acercam e estabelecem uma relação pessoal com os ícones bestsellers da ficção sobre crime e lhes fazem as perguntas candentes que ninguém quer fazer diante de um grupo. É quando os estudantes do CFA se sentam e batem papo com escritores como Dennis Lehane e Lawrence Block como se estivessem em um jantar com amigos – como se conhecessem uns aos outros há anos.
Tudo isso acontece no belíssimo edifício do Center for Fiction na área central de Manhattan. Os alunos do CFA também recebem ingressos gratuitos para todas as conferências, encontros e eventos do Center for Fiction (e são muitos), acesso à biblioteca dos ganhadores do prêmio Raven de ficção sobre crime, e têm acesso vinte e quatro horas por dia ao Writer’s Studio do centro, de modo que todos podem ter um lugar tranquilo onde escrever.
Evidentemente queremos que o CFA se envolva profundamente com a arte e o ofício do gênero, mas que seja também igualmente profissional e prático. Com esse objetivo, trazemos os profissionais do campo – desde pessoas vinculadas à publicidade e ao marketing, até paineis com editores e reuniões menores com agentes literários, especializados em ficção sobre crime.
Já conseguimos que um dos alunos fosse publicado e outros assinassem contratos com agentes, e planejamos uma associação com uma editora para produzir uma antologia anual do CFA e assim termos todos nossos alunos publicados.
Recentemente recebemos uma bolsa da Amazon, que imediatamente aplicamos no programa na forma de bolsas de estudos para atrair estudantes talentosos que não possam pagar nossas anuidades.
Para nós é apenas o começo, mas o sonho se realiza. E talvez, apenas talvez, dentro de alguns anos mais pessoas pensem na ficção de crime não como um prazer culpado, mas sim como grande literatura. E quando alguém escolher um próximo grande romance de crime, possamos dizer que sim, que o autor surgiu através da Crime Fiction Academy.
Se quiser saber mais, visite nosso website. Veja o vídeo mostrando Laura Lippman, Elmore Leonard, Lee Child, Joyce Carol Oates assim como alguns de nossos alunos. Veja você mesmo do que trata a Crime Fiction Academy e como se candidatar.
Jonathan Santlofer é autor de cinco romances bestsellers, incluindo The Death Artist e Anatomy of Fear, é editor/contribuinte da antologia The Dark End of the Street, e editor contribuinte de La Noire: The Collected Stories. Atualmente coordena um romance em série para Touchstone/Simon & Schuster, uma antologia para Akashic Books e termina um novo romance. É o diretor da Crime Fiction Academy.
Este artigo foi publicado com autorização de Publishing Perspectives.
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