BUÑUEL – EM FILMES E LIVROS

O Petra Belas Artes irá apresentar uma retrospectiva de filmes do grande Luis Buñuel. Todos devem ser assistidos.

Além de assistir os filmes, podem ler também um romance inspirado pelo grande anarco-surrealista espanhol: O FANTASMA DE LUÍS BUÑUEL, de Maria José Silveira.

O romance parte de uma confissão do Buñuel em sua autobiografia (escrita pelo Carrière…). Diz ele, já no final, que não se importa em morrer, mas que gostaria de, a cada dez anos, sair do túmulo, i até a banca de jornais mais próxima para tomar conhecimento de como andava a miséria do mundo.

Comprar aqui em papel: https://loja.umlivro.com.br/editoras/z/zlf e na Amazon em e-book.

Pois bem, um grupo de cinco alunos da Universidade de Brasília, em 1968, amavam a Revolução e o cinema de Buñuel. Assim, o romance se estrutura em torno dos encontros dessem jovens, a cada dez anos, que narram, expõem seus dilemas e desentranham suas vidas nos dez anos passados. Até que, em um final buñuelesco, tudo explode no final, como em seu último filme.

E aproveitem para comprar e ler também o último romance da autora, “Maria Altamira”, que narra duas tragédias na natureza. A primeira, “natural”, começa com um terremoto que destruiu uma cidade de 22.000 habitantes noa Andes Peruanos; a segunda, provocada pelos humanos, que ameaça destruir o Xingu com a construção da Usina de Belo Monte.

E mais…

“Pauliceia de Mil Dentes”, um “romance de multidão” sobre a metrópole.

“Felizes Poucos” – coletânea de contos sobre a militância contra a ditadura.

“A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas”, a saga de uma genealogia feminina pela história do Brasil, já traduzida para o inglês, francês e italiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.