BOLSAS DE TRADUÇÃO COLOMBIANAS

A Colômbia publicou anúncio na Publishing Perspectives convocando interessados em se candidatar a bolsas de apoio à tradução de autores colombianos.

O programa é administrado conjuntamente pelo Ministério da Cultura (lá continua existindo), através de seu “Grupo de Emprendimento”, a Biblioteca Nacional e a Câmara Colombiana do Livro. O anúncio não especifica o quanto será outorgado para a tradução de cada livro.

Uma novidade não muito comum em programas de apoio à tradução é a seleção prévia dos títulos que serão apoiados. Foram selecionados 50 títulos, feita por uma comissão es de especialistas, entre 240 títulos apresentados por mais de 40 editoras colombianas, que incluiu desde grandes casas, como PenguinRandomHouse Colombia, Panamericana e Planeta a editoras menores.

Segundo o anúncio, a primeira edição do programa, em 2018, distribuiu doze bolsas para apoiar a tradução em seis idiomas nos mercados do Canadá, Dinamarca, Egito, Estados Unidos e Turquia. Para esta segunda edição não foi especificada q quantidade de bolsas disponíveis e o edital também não especifica idiomas alvos específicos.

O programa de apoio à tradução de livros brasileiros continua ativo na Biblioteca Nacional, com verba cada vez menor, e não seleciona antecipadamente os títulos que serão apoiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.